Carrinho

O empreendedorismo é muito mais do que uma característica da personalidade.

Muito se ouve falar sobre empreendedorismo. No cenário atual do mercado de trabalho do Brasil, essa tem passado a ser considerada uma característica essencial para o sucesso. Mas o que é, afinal empreendedorismo?

É comum pensar que algumas pessoas simplesmente nascem com uma personalidade de empreendedor e boas ideias. Isso, no entanto, não poderia estar mais longe da verdade. O empreendedorismo possui um significado mais amplo.

E o principal que você deve saber é: as características que você precisa ter para se tornar um empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidas. É possível adquirir essas habilidades.

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo pode ser entendido como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio.

Entenda o significado de empreendedorismo.

Podemos dizer, então, que o empreendedorismo é uma característica. É verdade que algumas pessoas possuem essas disposições naturalmente. No entanto, é preciso manter em mente que é possível desenvolver essas habilidades.

O empreendedorismo pode não estar relacionado diretamente à negócios. Pessoas podem demonstrar um pensamento empreendedor em casa, na escola ou na vida pessoal. O empreendedorismo trata, afinal, de criatividade, solução de problemas e visão estratégica.

Empreendedorismo, portanto, é muito diferente de ser um empreendedor!

Empreendedorismo x Empreendedor

O que separa possuir o empreendedorismo de ser, efetivamente, um empreendedor não é nada mais do que a ação.

Um indivíduo pode possuir todas as características certas naturalmente: se não escolher agir, colocar suas ideias em prática e batalhar por elas, será impossível conquistar algo.

Por isso, é preciso saber que desenvolver o empreendedorismo se trata apenas do primeiro passo para o sucesso. 

Principais características do empreendedorismo

Já estabelecemos que o empreendedorismo é um conjunto de características. Mas quais são elas? Vamos entender melhor:

Quais são as características do empreendedorismo?

  • Criatividade: desenvolver a criatividade é essencial. O empreendedorismo inclui a boa imaginação, capacidade de solucionar problemas de maneira inovadora e de pensar fora da caixa.
  • Iniciativa: a pessoa empreendedora não espera que alguém lhe diga que um problema deve ser solucionado. Ela está sempre procurando melhorias e novas formas de fazer as coisas.
  • Pensamento estratégico: o planejamento, visão e solução de problemas são características essenciais para as pessoas empreendedoras.
  • Autoconfiança: sem confiança em suas capacidades, o empreendedorismo não pode perseverar. Afinal, é necessário confiar em seu julgamento para demonstrar iniciativa ou propor soluções.
  • Otimismo: encarar erros como oportunidades de aprendizado e a vida no geral de maneira mais positiva é uma das características mais proeminentes no empreendedorismo.
  • Resiliência: resistir, se adaptar e tentar novamente são habilidades necessárias para quem deseja conquistar qualquer coisa. Aprenda mais sobre a resiliência.
  • Adaptação: conquistar grandes objetivos inclui encontrar obstáculos e imprevistos no caminho. Por isso, é preciso possuir a capacidade de se adaptar, ajustar os planos e continuar insistindo.
  • Manejo da ansiedade e riscos: o empreendedorismo, por definição, exige que você saia da sua zona de conforto. Por isso é fundamental saber lidar com riscos e ansiedades.
  • Desejo de protagonismo: finalmente, a pessoa empreendedora tem vontade de se destacar. Quer mudar o mundo, quer melhorar a vida de outras pessoas e, principalmente, quer deixar um legado em seu nome.

Fonte: SBC Coaching

Deixe um comentário